Pular para o conteúdo principal

The Sopranos: Muito mais do que uma série sobre máfia

 Sopranos foi uma série revolucionária em todos os aspectos, foi uma das primeiras grandes produções televisivas de grande sucesso, a primeira da HBO e abriu as portas para muitas obras com claras inspirações, não é absurdo dizer que a história da cultura popular atual se transformou no momento que Tony Soprano adentra o escritório da psiquiatra Jennifer Melfi.

Eu sempre ouvi falar muito bem de Sopranos, a primeira vez que eu ouvi falar da série já era uma discussão sobre a ultima cena do ultimo episódio da série, cena essa que, segundo registro, congestionou as linhas da HBO Americana no momento em que foi ao ar pela primeira vez. Com o passar do tempo, fui apenas aumentando a curiosidade por está série, até que a pouco mais de um mês eu comecei a ver, e hoje digo com total certeza que, em termos técnicos, The Sopranos é, de muito longe, a melhor série que eu já vi.

Apesar de tratar de mafiosos e suas tramas por poder, vingança ou mais dinheiro, Sopranos está longe de ser uma série sobre máfia. Para mim o principal ponto da série são os problemas mentais. Com o passar da série, vemos vários e vários personagens que são profundamente afetados pelos seus problemas mentais, a começar pelo seu protagonista, Tony Soprano, que tem crises de síndrome do pânico, é uma pessoa com uma séria dificuldade de controlar a sua raiva e tem vários episódios de depressão.

Sopranos se destaca muito pelas suas atuações, em um momento que a televisão era vista como um segundo escalão para atores que não conseguem se destacar no cinema, Sopranos monta um elenco absurdamente competente de atores até então desconhecidos (e que mesmo posteriormente, a maioria dos atores não se destacou em outro papel). As atuações são todas sensacionais e é muito difícil encontrar um mau ator no extenso elenco de Sopranos, meus destaques pessoas na atuação vão para Michael Imperioli no papel de Christopher Moltisanti e Edie Falco no papel de Carmela Soprano, isso além do obvio James Gandolfini no papel do protagonista Tony.

Cada um dos 86 episódios é sensacional em seu formato, eu sinto que poderia facilmente escrever um texto sobre cada um e é muito difícil encontrar um episódio que não seja nota 10, Os roteiristas e diretores de Sopranos, além é claro do criador David Chase, fizeram um papel sensacional na série.

O primor técnico de Sopranos pode ser visto na HBO Max, a primeira temporada da série está disponível totalmente grátis, mesmo que você não seja assinante da HBO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024. E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV. Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command a

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo

Half-Life 2 é tudo que se espera de uma sequência de um jogo genial

 Half-Life é um jogo maravilhoso, realmente inovador para sua época, mas que em alguns momentos envelheceu mal, isso porém não pode ser dito sobre sua sequência. Half-Life 2 envelheceu maravilhosamente bem. É incrível o que foi feito neste jogo em 2004 (que foi um ano maravilhoso para os videogames). Half-Life 2 é um jogo que parece lançado dez anos a frente do seu tempo. O jogo se passa alguns 20 anos após os acontecimentos na Black Mesa, que são relatados, tanto no jogo original quanto em Opposing Force e em Blue Shift. Gordon Freeman volta ao papel de protagonista, enquanto Barney Calhoun aparece como um personagem não jogável, assim como vários outros personagens novos introduzidos neste jogo. Os personagens não jogáveis desta vez tem muito mais carisma e são muito mais interessantes, com o grande destaque sendo a Alyx. Os avanços tecnológicos são claramente sentidos nestes 4 anos que separam o primeiro Half-Life e Half-Life 2, a engine Source permite que os personagens sejam muito