Pular para o conteúdo principal

Como os mockumentarys me fizeram voltar a ver comédia

 Eu fiquei anos sem ver séries de comédia. Isso é, as séries de comédia live action padrão, as animações eu continuei vendo e inclusive descobri animações sensacionais como Bojack Horseman e Rick and Morty. Mas as séries de comédia normalmente não me interessavam, isso até dezembro de 2019.

Em dezembro de 2019 eu dei play em The Office, ali as coisas iam mudar e eu conheci a série de comédia que me fez voltar a ver séries de comédias, hoje eu amo The Office. Tenho certos episódios para certos dias e mesmo depois de ver certas cenas a exaustão elas ainda não perdem a graça.

The Office é uma série que se passa numa empresa de papel, com certos personagens que com certeza você conhece alguém com estas características e outros que são bem caricatos, mas que funcionam de uma forma que a série fica absurdamente engraçada, o humor de The Office é muito baseado em vergonha alheia, não é algo para todos e se você se incomoda fácil com vergonha alheia você provavelmente não vai curtir.

A maior diferença entre The Office e as outras séries de comédia comum é o formato, The Office é uma série que imita o formato de documentário, com os personagens comentando certas cenas em privado e toda uma ambientação que busca ser mais "realista". E pra mim o que mais faz diferença entre The Office e outras séries normais de comédia são as risadas de fundo.

As risadas de fundo são uma prática comum em séries e que me incomodam DEMAIS. Não sei muito bem explicar o porquê, e sei que é algo que foi piorando com o tempo, já que cresci vendo séries na TV aberta em que quase todas tinham risadas de fundo. Mas hoje em dia me incomoda demais, acho que o ritmo das cenas fica muito travado e me incomodo muito mais do que deveria com isso.

Depois de The Office, procurei outras séries nesse mesmo estilo e acabei vendo Parks and Recreation, é uma série claramente influenciada por The Office, com o Michael Schur como produtor das duas séries. Parks and Recreation é uma série muito boa, mas não tão memorável quanto The Office, e os personagens da série são bem mais caricatos, é uma série legal, vale a pena ver, mas entre as séries que comentei/comentarei hoje é a que menos gostei.

Parks and Recreation pega a ideia de The Office e leva para uma repartição publica, tratando de politica e serviço publico. O maior problema de Parks and Recreation é realmente os personagens absurdamente caricatos, em The Office, você com certeza conhece uma Angela ou um Stanley na vida real, já em Parks você dificilmente vai conhecer algum Ron ou um Tom.

Depois de um tempo, já em 2021, fui ver Modern Family, que é outra série maravilhosa. Entre as que falei aqui é a menos caricata e a mais estável, Modern Family não tem uma temporada ruim. O problema é que Modern Family não tem, ao menos na minha opinião, nenhum episódio que se destaque demais.

Modern Family pega a mesma ideia de um documentário e leva para três núcleos de uma grande família e aborda temas como xenofobia e homofobia, um fator interessantíssimo de Modern Family é acompanhar o crescimento dos personagens. Você acompanha todo o processo dos personagens que começam crianças e terminam a série como adultos. Uma diferença grande entre Modern Family e as outras duas é que Modern Family tem um humor bem menos focado na vergonha alheia do que os outros dois. Modern Family eu diria que é a mais acessível entre as três, também é a mais atual delas (a ultima temporada de Modern Family foi ao ar em 2020, enquanto a ultima de Parks and Rec é de 2015 e a ultima de The Office é de 2013) 

The Office está disponível no Prime Video, Hbo Max e Paramount+. Parks and Recreation está disponível no Prime Video. Modern Family está disponível na Netflix e no Star+. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024. E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV. Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command a

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo

Half-Life 2 é tudo que se espera de uma sequência de um jogo genial

 Half-Life é um jogo maravilhoso, realmente inovador para sua época, mas que em alguns momentos envelheceu mal, isso porém não pode ser dito sobre sua sequência. Half-Life 2 envelheceu maravilhosamente bem. É incrível o que foi feito neste jogo em 2004 (que foi um ano maravilhoso para os videogames). Half-Life 2 é um jogo que parece lançado dez anos a frente do seu tempo. O jogo se passa alguns 20 anos após os acontecimentos na Black Mesa, que são relatados, tanto no jogo original quanto em Opposing Force e em Blue Shift. Gordon Freeman volta ao papel de protagonista, enquanto Barney Calhoun aparece como um personagem não jogável, assim como vários outros personagens novos introduzidos neste jogo. Os personagens não jogáveis desta vez tem muito mais carisma e são muito mais interessantes, com o grande destaque sendo a Alyx. Os avanços tecnológicos são claramente sentidos nestes 4 anos que separam o primeiro Half-Life e Half-Life 2, a engine Source permite que os personagens sejam muito