Pular para o conteúdo principal

Va11 Hall-A: Hora de fazer drinks e seguir com a vida

 Va11 Hall-A Cyberpunk Bartender Action é uma visual novel feita pelos venezuelanos do Sukeban Games, como o nome diz, o jogo se passa em um bar, situado em um mundo cyberpunk e o jogador incorpora Jill, a bartender responsável por fazer os drinks.

Nesse jogo, você não é o herói prometido a gerações, não é o líder de um exercito, um bandido procurado nem alguém destinado a sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Você é apenas uma bartender, com seu trabalho normal e preocupada em pagar as contas no fim do mês, e é por isso que eu gosto tanto deste jogo.

O único elemento de gameplay no jogo são os drinks pedidos pelos clientes, em que você tem que misturar os ingredientes e a forma de preparo, acertar ou errar os drinks influencia no seu pagamento e com isso no grande objetivo final do jogo, o pagamento do aluguel. Alguns clientes exigem o drink de uma certa forma, enquanto outros são mais abertos a experimentações, tendo inclusive clientes que deixam você preparar o drink que você quiser (com variações no dialogo dependendo do que você preparar).

Mas o verdadeiro foco do jogo é no dialogo dos clientes, contando suas histórias e interagindo com os outros personagens, e variando de policiais a prostitutas, passando por jornalistas em busca de histórias e pessoas famosas, como uma streamer que transmite ao vivo todos os acontecimentos da sua vida (inclusive os momentos íntimos). Nesse jogo você incorpora o papel do NPC que ouve as histórias dos outros.

Sei que até agora esse jogo pode estar parecendo um saco pra você que está lendo, mas eu gostei dele por uns motivos bem específicos, o primeiro deles é pela fácil identificação com a Jill, afinal de contas ela é uma pessoa normal, com suas angústias, sofrimentos e alegrias, que tem problemas mundanos como relacionamentos mal resolvidos e os boletos do fim do mês. Ao longo do jogo, a identificação com a Jill é cada vez mais natural, ao ponto de você querer saber a continuação da história ao final do jogo (o jogo não tem uma continuação oficial, somente uma outra visual novel no mesmo universo, N1RV Ann-A, que eu ainda não joguei).

O segundo motivo que eu gostei dele foi o fato dele representar bem a vida do bartender, trabalhei num bar durante 3 anos e meio da minha vida e a minha rotina lá era bem similar a da Jill, principalmente nos dias de pouco movimento, saber conversar com clientes é um fator essencial do bartender e nesse período fiz muitos amigos, ouvi muitas histórias interessantes e é claro, atendi muita gente chata também, jogando Va11 Hall-a me senti de volta a parte de traz do balcão, com a parte boa e a parte ruim de se lidar com clientes.

Va11 Hall-A está disponível para PC, Switch, Playstation 4 e Playstation Vita, e está incluído no Xbox Game Pass, se você gosta de uma boa história, eu recomendo demais que você dê uma chance a este jogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024. E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV. Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command a

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo

Half-Life 2 é tudo que se espera de uma sequência de um jogo genial

 Half-Life é um jogo maravilhoso, realmente inovador para sua época, mas que em alguns momentos envelheceu mal, isso porém não pode ser dito sobre sua sequência. Half-Life 2 envelheceu maravilhosamente bem. É incrível o que foi feito neste jogo em 2004 (que foi um ano maravilhoso para os videogames). Half-Life 2 é um jogo que parece lançado dez anos a frente do seu tempo. O jogo se passa alguns 20 anos após os acontecimentos na Black Mesa, que são relatados, tanto no jogo original quanto em Opposing Force e em Blue Shift. Gordon Freeman volta ao papel de protagonista, enquanto Barney Calhoun aparece como um personagem não jogável, assim como vários outros personagens novos introduzidos neste jogo. Os personagens não jogáveis desta vez tem muito mais carisma e são muito mais interessantes, com o grande destaque sendo a Alyx. Os avanços tecnológicos são claramente sentidos nestes 4 anos que separam o primeiro Half-Life e Half-Life 2, a engine Source permite que os personagens sejam muito