Pular para o conteúdo principal

A empolgante aventura de Control

 Control é um jogo que, sinceramente, não me chamava muita atenção. Um jogo que parecia muito bonito, mas que eu não tinha a menor ideia do que se tratava até jogar, e isso valeu muito a pena para a minha experiência jogando ele. Esse é mais um dos jogos que eu peguei de graça na Epic Games Store (e atualmente a versão Ultimate do jogo está de graça no GOG se você tem Amazon Prime, só resgatar na pagina do Prime Gaming, junto com alguns outros jogos).

Mas afinal de contas, sobre o que se trata Control? O jogo inicia com a protagonista, Jesse Faden, entrando no prédio do Departamento Federal de Controle decidida a resgatar o seu irmão, Dylan, que está preso dentro do prédio, ao entrar na sala do diretor, Jesse encontra o diretor morto com a sua arma ao lado. A arma do diretor é um objeto paranormal e ela escolhe o próximo portador do cargo, no caso, Jesse.

Jesse então vaga pelo Departamento interagindo com outros objetos paranormais e se livrando do ruído, uma energia que toma conta de grande parte das pessoas do Departamento, afetando estruturas e tomando conta de outros objetos paranormais.

Control é um jogo de aventura, extremamente intrigante e ótimo para se jogar, os graficos do jogo chamam a atenção, com atores reais dando vida a alguns dos personagens e algumas cutscenes que parecem cenas de filme, O jogo também traz alguns elementos de metroidvanias, com o jogo se passando todo no prédio do Departamento e a protagonista tendo que voltar algumas vezes a lugares já visitados, dessa vez com novas habilidades que permitem progredir na história de outro jeito.

 Apesar das várias missões secundárias, nenhuma delas me chamou a atenção, de forma que eu fiz apenas as missões principais do jogo. Talvez um dia eu volte e faça as outras missões, mas enquanto estava jogando, só a missão principal me interessava. A progressão do jogo é medida pelas missões concluídas, então algumas habilidades eu acabei nunca as desbloqueando, mas consegui terminar o jogo sem elas.

Dentre as missões, eu tenho que destacar uma (Alerta de spoilers: se você ainda não jogou Control, recomendo que pule esta parte, e leia somente depois de jogar) o Labirinto do Cinzeiro: Durante o jogo, a protagonista se encontra algumas vezes no Labirinto do Cinzeiro, um literal labirinto em que nas primeiras vezes se vê andando em círculos, até que o segredo para ultrapassar o Labirinto é revelado: Música. Nesse momento ao entrar no Labirinto começa uma música totalmente destoante da trilha sonora do resto do jogo e absurdamente empolgante, o que juntamente com as paredes do labirinto se mexendo e o combate em um ritmo acelerado trazem o jogo para uma versão extremamente empolgante, os poderes da personagem também contribuem para esta sensação e é impossível não ficar empolgado durante essa parte. Uma das fases mais empolgantes que já joguei na vida.

Control é um jogo muito interessante e eu realmente recomendo que seja jogado. O jogo está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S/X, Playstation 4 e 5, além de uma versão em nuvem para o Nintendo Switch. Por conta de seus gráficos mais realistas, o jogo não roda em PCs mais modestos, mas se você tiver o jogo na Steam ou na Epic, você pode roda-lo pelo Geforce Now, eu joguei o jogo inteiro via Geforce Now e funcionou muito bem   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024. E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV. Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command a

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo

Half-Life 2 é tudo que se espera de uma sequência de um jogo genial

 Half-Life é um jogo maravilhoso, realmente inovador para sua época, mas que em alguns momentos envelheceu mal, isso porém não pode ser dito sobre sua sequência. Half-Life 2 envelheceu maravilhosamente bem. É incrível o que foi feito neste jogo em 2004 (que foi um ano maravilhoso para os videogames). Half-Life 2 é um jogo que parece lançado dez anos a frente do seu tempo. O jogo se passa alguns 20 anos após os acontecimentos na Black Mesa, que são relatados, tanto no jogo original quanto em Opposing Force e em Blue Shift. Gordon Freeman volta ao papel de protagonista, enquanto Barney Calhoun aparece como um personagem não jogável, assim como vários outros personagens novos introduzidos neste jogo. Os personagens não jogáveis desta vez tem muito mais carisma e são muito mais interessantes, com o grande destaque sendo a Alyx. Os avanços tecnológicos são claramente sentidos nestes 4 anos que separam o primeiro Half-Life e Half-Life 2, a engine Source permite que os personagens sejam muito