Pular para o conteúdo principal

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024.

E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV.

Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command and Conquer, o segundo, Command and Conquer Red Alert terá um outro texto dedicado assim que eu o terminar.

O jogo traz uma quantidade de conteúdo imensa: além das duas campanhas principais também estão disponíveis as fases das versões do jogo feitas para consoles na década de 90, além de um pacote de expansão e algumas fases extras. O jogo também tem um suporte nativo a mods e campanhas feitas pela comunidade, o que abre possibilidades infinitas para os fãs da série.

O jogo tem duas campanhas principais e te coloca em lados opostos em cada uma, com o GDI e o Nod, as duas grandes facções desta guerra, travando uma guerra em um contexto mundial. A campanha GDI se passa na Europa e campanha Nod se passa na Africa, mas a ambientação muda pouco nas mecânicas do jogo, porém é interessante que ao decorrer de uma campanha é possível ver consequências dos ocorridos na outra campanha, principalmente nos discursos feitos pelos generais nas cenas de FMV. Além disso, um toque importante feito na campanha é que em vários momentos é possível escolher seu próximo destino entre as opções que o jogo oferece, o que torna a campanha facilmente rejogavel, já que é impossível fazer todas as missões de uma só vez. 

Command and Conquer não chega a ser complexo ao nível de outros RTS que vieram depois, porém sua simplicidade o tornam adequado para novatos no gênero. Embora a campanha de Command and Conquer seja excelente, o que destaca os RTS é seu modo multiplayer, que é disponibilizado via LAN, como na clássica época de ouro dos RTS, mas também em um modo online. O jogo também traz uma galeria em que as cenas de FMV vão sendo desbloqueadas ao decorrer do jogo. 

Por fim, eu espero que esta edição remasterizada, junto com o recente ressurgimento de jogos de estratégia, como Age of Empires IV, Company of Heroes 3 e Victoria III traga mais jogos de Command and Conquer, ou ao menos novas versões remasterizadas de outros jogos antigos da série que faltaram a esta coletânea 

Command and Conquer Remastered Collection está disponível para PC 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Wars Jedi Fallen Order: uma mistura interessante

 Imagine um jogo que traz as famosas mecânicas de combate de Dark Souls e sua estrutura geral, a exploração e as plataformas de Tomb Raider e se passa no conhecido universo de Star Wars. Essa mistura final é Star Wars Jedi Fallen Order, o melhor jogo do universo de Star Wars desde a série Knights of the Old Republic. Jedi Fallen Order se passa entre os episódios III e IV de Star Wars e traz a história de Cal Kestis, um padawan jedi que consegue escapar da Ordem 66 e se refugia em um dos planetas do universo, se escondendo da ameaça do Império Galáctico e reprimindo sua ligação com a força, até que a perseguição dos inquisidores encontra Cal, e ele precisa agir para sobreviver e tentar salvar o máximo possível de vidas com a ajuda de seu dróide, BD-1. O jogo traz toda a estrutura de combate de um souslike, com as mecânicas do gênero adaptadas para o universo de Star Wars, o jogo também traz opções de acessibilidade para os que não querem encarar a dificuldade tradicional de um soulslike

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo