Pular para o conteúdo principal

O que poderia dar errado?

 Antes de entrar nessa história, é necessário contar um pouco do que a envolve, minha família é muito católica, e por conta disso fiz parte da Pastoral de Coroinhas dos meus 10 aos meus 17 anos, inclusive fiz parte da coordenação da pastoral com 13 anos. Além de todas as atividades normais, também era organizado um retiro anual, no final de semana mais próximo do dia 15 de agosto, dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.

O primeiro retiro que fiz parte da equipe, eu estava responsável por cuidar de um grupo de crianças e também ajuda-las a cumprir as atividades, neste retiro correu tudo bem, apesar de certos contratempos (uma morte e um acidente de transito, não correlacionados). Depois deste retiro bem sucedido, ocorreu uma debandada dos membros mais velhos da coordenação, com três deles indo para o seminário e um saindo da pastoral, causando uma situação em que, os responsáveis por organizar o próximo retiro seriam: meu melhor amigo, coordenador, na época com 15 anos, e eu, vice coordenador, na época com 14, o que poderia dar errado, não é mesmo?

Obviamente nós tínhamos apoio de alguns adultos, mas toda a dinâmica do retiro era feita por nós, escolher o local, formar uma equipe, montar as palestras e dinâmicas e etc.

Começando pela escolha do local, acabamos escolhendo uma creche, mantida por freis, era uma casa de dois andares, com um refeitório, uma cozinha, uma capela própria pra realizações de missas, além de algumas salas que usamos como dormitório da equipe, no segundo andar tinha uns quartos, que os grupos de crianças e seus responsáveis dormiam, e guardavam suas roupas, além da casa, tinha também uma quadra e um campo de futebol, e um espaço grande vazio. O lugar parecia perfeito se não fosse uma pequena questão, sua localização, ele era localizado num dos lugares mais barra pesada da cidade, mas achamos que valeria a pena, e os responsáveis do lugar nos asseguraram que lá era tranquilo, apesar da localização.

As preparações para o retiro correram até de forma tranquila, até o dia anterior ao que ele começaria, quando a equipe foi ao local para preparar o local, ao chegarmos, foi recomendado que não fossemos ao campo de futebol (ele ficava um pouco afastado). Aparentemente o campo também era usado por traficantes da região.

Depois disso, tudo estava correndo até que bem, o retiro começou, o primeiro dia foi tranquilo, correu tudo como planejado, tudo começa a dar errado no segundo dia, começando pelo despertador do dormitório da equipe de coordenação que não toca, acordamos todos atrasados, com as crianças já acordadas e a programação atrasada, um pequeno contratempo, também rolou uma certa confusão com uma das brincadeiras programadas (que nos deixou com uma quantidade absurda de papeis impressos com instruções da brincadeira). 

Mas o mais grave viria depois, primeiro com um dos palestrantes (e meu amigo até hoje) falando pra mim que não tinha absolutamente nada preparado para sua palestra (aproximadamente uma hora antes do horário que a palestra estava marcada). Vou com ele preparar essa palestra, repassando o que deveria ser falado, quando volto pra parte onde estavam ocorrendo o retiro, os adultos que estavam nos ajudando vem com a noticia: meu amigo, o coordenador e principal responsável pelo retiro SAIU NO SOCO com outro membro da equipe, na frente de todas aquelas crianças, enquanto o palestrante dava a palestra eu fui me inteirar da situação, e tivemos que fazer uma reunião de emergência no meio do caos, em que resolvemos as desavenças (de forma pontual) e seguimos com o retiro.

A próxima atividade é uma daquelas que eu olho e penso como as pessoas simplesmente deixaram isso acontecer: era uma caça ao tesouro, até ai tudo bem, só que tinha um certo grau de dificuldade: nós apagamos todas as luzes do lugar, ligamos uma caixa de som com canto gregoriano e a equipe ficou a espreita pra assustar as crianças em qualquer oportunidade possível. Nada como uma brincadeira saudável não é mesmo? 

O objetivo final da brincadeira era com que eles chegassem numa festa que estava montada pra eles, porém, depois de uma hora e zero pessoas chegando no lugar certo, além de uma visita de traficantes a sede do sitio para saber o que estava rolando ali (explicaram que era coisa da igreja e eles prometeram que não iriam deixar ninguém atrapalhar), nós decidimos simplesmente encerrar a brincadeira e levar eles de vez pra festa, também ficamos um certo tempo naquela noite procurando um óculos de um dos participantes que desapareceu no meio do susto.

A partir dali, o retiro ocorreu de forma tranquila, não ocorreu mas nada de incomum e tudo correu bem na medida do possível, até hoje eu fico impressionado como que as coisas até que deram certo, visto que poderia dar muito mais errado do que realmente ocorreu

Apesar de eu ter continuado por mais 2 anos e meio na coordenação, inclusive assumindo a coordenação geral por um tempo, eu nunca mais trabalhei em nenhum retiro, já que o padre ao perceber o que poderia dar de errado em deixar adolescentes responsáveis por crianças por um final de semana, resolveu mudar o esquema e deixar na mão de adultos. 

PS: Outro fator curioso ocorreu na volta do retiro, mas preciso contextualizar a organização social do lugar onde moro: Aqui foi uma área industrial durante boa parte dos séculos XIX e XX, com duas principais fabricas de tecido, uma localizada a 2 km da outra, essas duas fabricas investiam muito na comunidade em volta, como uma forma de manter o controle sobre seus funcionários, eles patrocinavam blocos carnavalescos, traziam shows de famosos a região e o principal pra essa história: patrocinavam times de futebol amador da região, o que gerou uma situação em que apesar da proximidade, existia uma certa rivalidade entre os funcionários das duas fabricas, os "de baixo", da Fabrica Esther, e os "de cima" da Fabrica Unidas, essas fabricas hoje não existem mais, porém a rivalidade continua, principalmente entre os times de futebol que eram patrocinados por estas fábricas e ai que volto para a história do retiro, no dia da volta, ocorreu uma partida entre os dois clubes pelo campeonato amador da região, e tínhamos torcedores e membros das duas torcidas organizadas dos dois clubes na equipe. Eu diria que é uma experiência singular voltar de um retiro de igreja em um ônibus com pessoas entoando cantos de torcida organizadas rivais e buscando manter os ânimos calmos pra evitar que saíssem as vias de fato.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Command and Conquer Remastered: um clássico dos RTS

 Eu amo jogos de estratégia, passei muito mais tempo do que me orgulho jogando Warcraft e seus derivados, volta e meia crio saves em Crusader Kings ou Europa Universalis, amo Age of Empires e durante muito tempo carregava uma cópia de Advance Wars para onde ia. Meu amor por RTS é tão antigo que tenho em meu computador um save de Warcraft III que terá idade suficiente para votar nas eleições de 2024. E uma das séries mais marcantes e relevantes no nicho de RTS é a série Command and Conquer, que marcou época nos anos 90/2000 até ser brutalmente assassinada pela Eletronic Arts (com requintes de crueldade visto a qualidade dos últimos jogos), mas que tem um respiro com a Remastered Collection, que disponibilizou os dois primeiros jogos da série em uma versão remasterizada, com melhorias gráficas e de qualidade de vida, além de uma versão que roda melhor em computadores mais modernos e versões em HD das famosas cenas de FMV. Este texto tratará apenas do primeiro destes dois jogos: Command a

Solitairica: a evolução do paciência

 Jogos de cartas sempre foram algo que eu curto, desde muito pequeno me reunia com a galera nos recreios pra jogar Super Trunfo, tenho até hoje uma coleção de cartas da Copa do Mundo de 2010, quando adolescente sempre que me reunia na casa de uns amigos nós nos juntávamos e jogávamos algum jogo com baralho, e já matei muita aula jogando poker, copo d'agua e... Paciência. Jogos digitais de carta também tem um espaço na minha vida, tive durante um tempo considerável na minha infância um PC com Windows XP e uma internet de 256kbps, o que limitava meu tempo no PC a: conversar com os amiguinhos de escola no MSN, brincar com Buddy Poke e outras coisas do Orkut e os jogos nativos do PC, como Pinball e... Paciência. Depois de uns anos a internet foi melhorando, o PC também e eu comecei a jogar mais, incluindo Hearthstone, jogo de carta da Blizzard que eu já investi um tempo considerável da minha vida. Algum tempo atrás, eu vi alguém no twitter recomendando Solitairica, mas não dei muita bo

Half-Life 2 é tudo que se espera de uma sequência de um jogo genial

 Half-Life é um jogo maravilhoso, realmente inovador para sua época, mas que em alguns momentos envelheceu mal, isso porém não pode ser dito sobre sua sequência. Half-Life 2 envelheceu maravilhosamente bem. É incrível o que foi feito neste jogo em 2004 (que foi um ano maravilhoso para os videogames). Half-Life 2 é um jogo que parece lançado dez anos a frente do seu tempo. O jogo se passa alguns 20 anos após os acontecimentos na Black Mesa, que são relatados, tanto no jogo original quanto em Opposing Force e em Blue Shift. Gordon Freeman volta ao papel de protagonista, enquanto Barney Calhoun aparece como um personagem não jogável, assim como vários outros personagens novos introduzidos neste jogo. Os personagens não jogáveis desta vez tem muito mais carisma e são muito mais interessantes, com o grande destaque sendo a Alyx. Os avanços tecnológicos são claramente sentidos nestes 4 anos que separam o primeiro Half-Life e Half-Life 2, a engine Source permite que os personagens sejam muito